As Classes (2)

A Escola de Judo de Coimbra ensina o Judo em diversas classes, separadas por faixas etárias e técnicas, com lógicas pedagógicas e motoras bem definidas, dentro da aprendizagem do judo:

 

Judo Kids - 3-4-5 anos (Sábados das 10h às 10h45)

Nesta classe pretende-se desenvolver as capacidades motoras fundamentais das crianças, enquadrando as brincadeiras (exercícios), no contexto do judo: cair em segurança, saltar, adquirir consciência de espaço e de contacto, etc. Visa-se também, e com igual importância, trabalhar a concentração, a auto-confiança, e os saudáveis valores próprios da cultura do judo, por forma a que a criança possa aplicar o que aprende do lado de fora do tapete, nas relações sociais com os outros. Os treinos são programados para se desfrutar de muita diversão e gargalhadas! (dentro e fora do tapete!...)

 

Benjamins - dos 5 aos 8 anos (3ªs Feiras das 17h30 às 18h30 e 5ªs das 18h30 às 19h30) 

Pretende-se nesta classe desenvolver capacidades motoras fundamentais, através de jogos e atividades lúdicas, inseridas no contexto do judo: aprender a cair sem se magoar, adquirir noção do espaço e do contacto com o outro, coordenação motora e agilidade. Procura-se introduzir alguma técnica base fundamental no léxico técnico dos atletas. É também objetivo para esta classe trabalhar a concentração, autoconfiança, entre outros valores da cultura do judo tais como, a modéstia, a amizade, o autocontrolo. 

 

Infantis - dos 8 aos 10 anos (3ªs e 6ªs das 18h30 às 19h30) 

Desenvolvem-se as capacidades motoras fundamentais do judo como cair em segurança, adquirir a consciência de contacto e desenvolver também algumas habilidades específicas do judo. Trabalha-se a técnica base fundamental dos atletas para a introdução, em modo relaxado, da experiência competitiva. Os treinos desenvolvem-se em ambiente de jogos, que são estruturados para as habilidades que se pretendem trabalhar.

 

Juvenis - dos 11 aos 14 anos (2ªs, 4ª e 6ª das 18h30 às 19h30)

Desenvolvem-se técnicas de projeção e controlo no solo, adaptando exercícios que desafiem mentalmente e fisicamente os atletas, melhorando o condicionamento corporal global dos atletas. Apura-se a técnica base fundamental e procura-se, de forma gradual, ampliar a complexidade e o léxico técnico dos atletas. Desenvolve- se ainda a noção de estratégia com foco na competição, dependendo (natural e respeitosamente) da maturidade e vontade de cada atleta.

 

Graduados / Competição - acima dos 14 anos (2ªs, 3ªs, 4ªs e 6ªs das 19h30 às 21h15)

Desenvolve-se a técnica, a estratégia e a condição física individuais dos atletas com foco na competição, de acordo com os objectivos desportivos de cada atleta. Promove-se a troca de ensinamentos entre os atletas mais jovens e os mais experientes.

 

Katas - acima dos 16 anos (3ªs e 5ªs das 21h15 às 22h15)

Ensino e treino especializado da disciplina técnica das katas de judo, tanto para  a  participação  em competições como para a preparação de atletas para exames de graduação, e/ou do estudo aprofundado da técnica base do judo.